20° 26′ 0″ S, 85° 30′ 0″ W
Gente, Cartagena é a coisa mais fofa do mundo! Sabe aquele destino MUST GO... Então, Cartagena é isso, imperdível.
Chegamos tarde da noite, porque nosso vôo da Avianca atrasou a beça em Bogotá... Fomos direto para o hotel que ficava localizado no centro histórico da cidade. Alias, vamos começar com um pouco de informações, ok?!
Localizada no mar do Caribe, Cartagena localiza-se na parte atlântica da Colômbia (vocês sabiam que a Colômbia é o único país da América do Sul que tem sua costa banhada pelos dois oceanos, Atlântico e Pacífico)? Inclusive o porto de Cartagena é um porto super importante atualmente, que está em constante desenvolvimento.
Alias o porto foi desde sempre muito importante, desde a época colonial, de onde saía toda a riqueza da Colômbia para o “sustento” da coroa espanhola além de ter sido o maior ponto de comércio escravo vindo da África.
Como foi diversas vezes assaltada por piratas e outras tropas inimigas, como a inglesa e a holandesa, Cartagena recebeu 11 km de muralhas para sua proteção, daí nasceu o centro histórico da cidade, ou centro “amuralhado” como chamam por lá.
Este é o lugar ideal para ficar hospedado! Pois tudo acontece entre essas muralhas. Vários hotéis, pousadas, hotéis boutique... Para todos os gostos e bolsos.
Ficamos hospedados no Hotel Don Pedro de Heredia. Um mimo!
Super bem localizado, ótimo serviço, preço em conta... E você ainda ganha de presente um restaurante no último piso. Ou seja, você ainda toma café da manha admirando a cidade vista de cima! Nada melhor para começar o dia!
Percorrer as ruelas do centro histórico é um passeio daqueles! As casinhas coloridas, as lojinhas de artesanato, os barzinhos, cafés, restaurantes... Tudo isso misturado com a população local... Sempre dançando, cantando... O povo colombiano é o máximo! E os que moram em Cartagena, especiais!
Sabia que existe uma área no centro histórico chamado “Corredor de La Moda”... Além de tudo Cartagena é ainda fashionista! Varias lojinhas com vários designers colombianos bacanas, entre eles: Gabi Arenas, Ketty Tinoco, Silvia Tcherassi. Não tem como ir embora de Cartagena sem comprar uma lembrançinha. (rs!)
Pausa para um café, ou um almoço se preferir. Segue a dica: Pastelaria Mila
Entramos neste charmoso café (restaurante?) achando que iríamos tomar apenas um cafezinho e nos deliciar com uma das sobremesas, tortas e delicinhas que estavam dispostas sobre o balcão. Num primeiro momento você acha que entrou em uma padaria super fofa! E só!
Pedimos uma mesa e quando chegou o cardápio nos surpreendemos com uma infinidade de pratos deliciosos, drinks criativos, sobremesas, entradinhas... Deu água na boca para experimentar tudo! Não era apenas uma padaria, era um super restaurante! Sabe aquela sensação de estar no lugar certo!!??
Foi lá que comi a melhor salada da minha vida! Juro!
E foi lá também que tomei o melhor drink de todos, de lichia, super raro lá na Colômbia! Alias foram vários drinks, assumo!
De volta ao hotel, nada como uma “dormidinha” pra agüentar a noite que ainda estava por vir...
Nova em folha! A caminho do Café Del Mar. Pausa.
Eu nunca indicaria ou iria ao Café Del Mar, se este não fosse um super MUST da cidade (desculpem-me o preconceito, mas eu odeio essa coisa de franquia ao redor do mundo!).
Este Café Del Mar é o único bar que se localiza em cima, sobre as muralhas que circulam a cidade, literalmente. No coração do Centro Histórico, de um lado o mar do Caribe, do outro a vista de cima das edificações históricas e ao fundo a península mais modernas da cidade, onde se encontra os hotéis mais modernos e seus arranha céus.
A vista do Café Del Mar é uma das vistas mais lindas da cidade, para não falar a mais linda. Inclusive um lugar pra ir a qualquer hora do dia, e se conseguir pegar um por do sol então, levará de lembrança fotos incríveis desta cidade mais que incrível!
Depois de alguns, muitos drinks, fomos atrás de onde podíamos encontrar salsa, rumba, etc. Ir para Cartagena e não entrar na dança, nem se for para tirar um sarro, não é ir para Cartagena.
Lá encontramos vários barzinhos, le-se botecos, pés-sujos, botequins... Todos com muita música e dança... Bastou um “espacinho no salão” que logo nos deparamos com um, dois, três casais rodopiando de um lado para o outro... E dá-lhe Rum!
Os personagens são característicos de filme. A mocinha tímida, o bêbado no balcão, a gostosona do bairro, o galanteador barato, o casal apaixonado, os curiosos, os turistas... Tem de um tudo neste ambiente pra lá de agitado! E essa animação segue a madrugada a fora, definitivamente até o último cliente ir embora.
Hora de ir pra casa... Dia seguinte seria muito longo.
Cartagena é conhecida também pelo seu arquipélago chamado Islas Del Rosário. São 27 ilhas localizadas a pouco mais de 30 km da costa.
Se você esta procurando passar um dia a beira do mar do Caribe, em uma praia de areias branquinhas, quase deserta (digo quase!). Almoçar uma comidinha típica caribenha e de quebra pegar uma corzinha... Pode tratar de reservar uma excursão (odeio esse nome) para alguma das tantas ilhas deste arquipélago.
Seu hotel pode ajudar nessa missão!
Todos os dias de manha cedo, o porto de Cartagena (não o porto comercial) se enche de barquinhos, lanchas, catamarans, e muita, muita gente com o mesmo propósito; aproveitar um dia daqueles em alguma ilha qualquer deste arquipélago tão abençoado.
Não se preocupem com a quantidade de pessoas... Tem kms de areias brancas o suficiente para você chamar de sua. Agora evitem épocas do ano mais concorridas, como Reveillon por exemplo. Não acredito que Cartagena tenha infra estrutura (digo as ilhas) para suprir a demanda de um feriado prolongado e manter a tranqüilidade de suas ilhas.
Vai virar bagunça...
Bem, por falar em bagunça, por outro lado o Reveillon é a época ideal para voar pra lá... Se é que vocês me entendem, “festeiros” de plantão...
Bem, por falar em bagunça, por outro lado o Reveillon é a época ideal para voar pra lá... Se é que vocês me entendem, “festeiros” de plantão...
Nenhum comentário:
Postar um comentário