0° 15′ 0″ S, 78° 35′ 24″ W
Confesso que quando cheguei a Quito, fiquei um pouco desanimada. Depois de passar anos na Europa, voltei para o Brasil, escolhendo a Cidade Maravilhosa para minha residência fixa, daí acabei caindo de pára-quedas aqui nesta cidade tão inesperada.
Confesso que quando cheguei a Quito, fiquei um pouco desanimada. Depois de passar anos na Europa, voltei para o Brasil, escolhendo a Cidade Maravilhosa para minha residência fixa, daí acabei caindo de pára-quedas aqui nesta cidade tão inesperada.
Quito não tem a beleza de Buenos Aires ou o charme de Santiago, numa primeira impressão.
A pesar de ser rodeado por vulcões, o clima não ajuda muito e estas maravilhas da natureza estão sempre rodeadas de nuvens. Na realidade a altitude que atrapalha mesmo. Quito esta a 2.850m do nível do mar… Não sentir os efeitos desta altura toda, já é um desafio.
Com o tempo, acabei descobrindo que o Equador tem muito mais a ver com o Brasil do que imaginava. (menos o clima, que aqui é completamente louco! Podendo ter as quatro estações do ano num mesmo dia!).
Na realidade os equatorianos são nossos primos latino-americanos que dividem conosco grandes paixões. São alegres, calorosos, adoram dançar e cantar!
E o futebol, por exemplo... Em dia de jogo a cidade vira uma festa. E não precisa ser jogão, clássico, basta ter uma bola rolando que os barzinhos ficam lotados com muito agito e comemorações.
La Mariscal é o bairro boêmio daqui. São vários bares e restaurantes espalhados para todos os lados... Para todos os gostos e “bolsos”. Lá o agito acontece todos os dias e até altas horas da madrugada, nos fazendo sentir como se estivéssemos em pleno fim de semana, mesmo sendo uma despretensiosa segunda-feira.
Os equatorianos são um povo muito patriota também.
Eles se orgulham do seu futebol, do seu chocolate (são os maiores produtores de cacau da America Latina), da sua história... Do seu passado, seu presente e seu futuro (Quito esta com obras de infraestrutura por todos os lados). Como o Brasil está em seu pleno desenvolvimento, depois da entrada do dólar então...
Eles se orgulham de ter o maior e mais conservado Centro Histórico das Américas. E com razão! O Centro Histórico de Quito foi declarado pela UNESCO, Patrimônio Cultural da Humanidade, em 1978.
O Centro Histórico é todo charmoso. Lá nós encontramos museus, praças, igrejas... Tudo misturado com lojinhas, bares e hotéis... Inclusive o hotel boutique mais famoso daqui (o El Hotel Plaza Grande) se encontra na praça principal, onde divide o endereço com o presidente da república... No mínimo diferente, não?!
Alias aqui em Quito não faltam hotéis e restaurantes bacanas! E com a velocidade que estão abrindo coisas novas, toda semana, nem dá tempo de conhecer tudo. A dieta agradece!
Para os equatorianos, Quito é a capital da gastronomia na America Latina (me desculpem os peruanos!).
Não posso deixar de falar também, sobre os “arredores” da capital. Para nós brasileiros que estamos acostumados com grandes distancias, desbravar os arredores daqui é quase ir de um bairro a outro.
Em poucos minutos, ou horas, já estamos em outra cidade, em outro município... E a diversidade cultural é riquíssima! A geografia daqui ajuda muito, né?! Aqui agente encontra praia, Cordilheira dos Andes, Amazônia...
O Equador é um país mestiço. Com forte influencia (e história) indígena, espanhola, inca... Já viu no que deu!
Aqui tem “capital” de tudo! Pertinho de Quito, se encontra o maior mercado de artesanato do Equador (e-n-o-r-m-e!), na cidade de Otavalo. Tem também a “capital” do couro, o centro têxtil, a cidade do doce de leite, do artesanato de madeira (cada móvel incrível!), cidade das flores... Tem pintura, escultura... Tem tapete, prataria... Juro, é de tirar o fôlego!!
Aqui se encontra de tudo! Do design moderno, contemporâneo, novos artistas “pipocando” por todos os lados, até aquele artesão que você jura que tem mais de 100 anos! E todos tão fofos! Da vontade de encher a casa de objetos equatorianos! Tudo tem sua história!
Vou fazer um roteirinho básico, para aqueles que se deliciaram com tanta diversidade e vão se aventurar, em breve, por estas terras andinas! Valeu!
Dicas (primeira parte):
CARMINE RISTORANTE
Definitivamente o melhor restaurante italiano onde eu já comi fora da Itália (e de São Paulo!). Alias é o meu “point “gastronômico predileto em Quito. Tudo neste lugar é delicioso! O menu é, ao mesmo tempo, tão incrivelmente requintado e simples que dá água na boca só em pensar em escolher algum prato preferido. Não dá! Lá também se pode ir só para um drink, um tira gosto com os amigos... O ambiente é fantástico! Este restaurante está localizado em uma antiga casa republicana, toda cheia de arvores, onde foi toda reformada, mantendo o clima aconchegante e moderno. Carmine, o chef e dono do restaurante, é um italiano super simpático, (quase doido!) que faz questão de cumprimentar todas as mesas, indicando pratos, acompanhamentos, vinhos... Simplesmente imperdível!
PARQUE METROPOLITANO
Quito tem muitos parques e áreas verdes. E as pessoas aqui freqüentam mesmo. O meu preferido é o Parque Metropolitano. Acredito ser o maior de todos da capital, ele é chamado de “o pulmão de Quito”. Cheio de árvores e obras de artes (sim, obras de artes gigantes!). Por ser um parque grande, dificilmente você vai ficar se esbarrando com crianças, famílias e seus “pic-nics” (alias uma ótima idéia para passar um dia com os amigos, lêem-se petiscos e garrafas de vinho!). Por ser um parque enorme, dá para escolher facilmente uma árvore para você chamar de sua... E aproveitar uma tarde “super natureza”. Outra coisa sensacional no parque são as lhamas! Isso mesmo, lhamas! Elas ficam soltas, assim, como cachorrinhos... E tem as de todo tamanho, desde as pequenas que parecem que acabaram de nascer até seus papais! Preparem a máquina fotográfica!
LA BOCA DEL LOBO
Localizado no bairro boêmio La Mariscal, este bar-restaurante é super exótico, um tanto diferente, até mesmo para Quito, esta cidade com tanta diversidade cultural. Os drinks são deliciosos e super bem apresentados, coloridos, refrescantes, com suas misturas inusitadas. Isto se pode falar também de todo o cardápio. Neste bar-restaurante é tudo diferente. Mais uma vez tudo lindamente apresentado, e aqui você pode encontrar uma quantidade significativa de pratos vegetarianos, o que é super difícil aqui pela capital! Tem mais uma coisa. A decoração é o máximo! Como eles mesmos se apresentam; uma mistura de bizarro e romântico... Cheio de peças originais, pois a casa é considerada patrimônio da cidade. E claro, não podemos deixar de falar da galerinha “modernet” que o freqüenta diariamente. Ótimo lugar para começar a noite que muitas vezes não tem hora para acabar!
Logo mais escrevo mais dicas de Quito... Afinal ainda vou ficar um tempinho por aqui!!