2 de setembro de 2011

Quito

0° 15′ 0″ S, 78° 35′ 24″ W

Confesso que quando cheguei a Quito, fiquei um pouco desanimada. Depois de passar anos na Europa, voltei para o Brasil, escolhendo a Cidade Maravilhosa para minha residência fixa, daí acabei caindo de pára-quedas aqui nesta cidade tão inesperada.
Quito não tem a beleza de Buenos Aires ou o charme de Santiago, numa primeira impressão.
A pesar de ser rodeado por vulcões, o clima não ajuda muito e estas maravilhas da natureza estão sempre rodeadas de nuvens. Na realidade a altitude que atrapalha mesmo. Quito esta a 2.850m do nível do mar… Não sentir os efeitos desta altura toda, já é um desafio.
Com o tempo, acabei descobrindo que o Equador tem muito mais a ver com o Brasil do que imaginava. (menos o clima, que aqui é completamente louco! Podendo ter as quatro estações do ano num mesmo dia!).
Na realidade os equatorianos são nossos primos latino-americanos que dividem conosco grandes paixões. São alegres, calorosos, adoram dançar e cantar!
E o futebol, por exemplo... Em dia de jogo a cidade vira uma festa. E não precisa ser jogão, clássico, basta ter uma bola rolando que os barzinhos ficam lotados com muito agito e comemorações.
La Mariscal é o bairro boêmio daqui. São vários bares e restaurantes espalhados para todos os lados... Para todos os gostos e “bolsos”. Lá o agito acontece todos os dias e até altas horas da madrugada, nos fazendo sentir como se estivéssemos em pleno fim de semana, mesmo sendo uma despretensiosa segunda-feira.
Os equatorianos são um povo muito patriota também.
Eles se orgulham do seu futebol, do seu chocolate (são os maiores produtores de cacau da America Latina), da sua história... Do seu passado, seu presente e seu futuro (Quito esta com obras de infraestrutura por todos os lados). Como o Brasil está em seu pleno desenvolvimento, depois da entrada do dólar então...
Eles se orgulham de ter o maior e mais conservado Centro Histórico das Américas. E com razão! O Centro Histórico de Quito foi declarado pela UNESCO, Patrimônio Cultural da Humanidade, em 1978.
O Centro Histórico é todo charmoso. Lá nós encontramos museus, praças, igrejas... Tudo misturado com lojinhas, bares e hotéis... Inclusive o hotel boutique mais famoso daqui (o El Hotel Plaza Grande) se encontra na praça principal, onde divide o endereço com o presidente da república... No mínimo diferente, não?!
Alias aqui em Quito não faltam hotéis e restaurantes bacanas! E com a velocidade que estão abrindo coisas novas, toda semana, nem dá tempo de conhecer tudo. A dieta agradece!
Para os equatorianos, Quito é a capital da gastronomia na America Latina (me desculpem os peruanos!).
Não posso deixar de falar também, sobre os “arredores” da capital. Para nós brasileiros que estamos acostumados com grandes distancias, desbravar os arredores daqui é quase ir de um bairro a outro.
Em poucos minutos, ou horas, já estamos em outra cidade, em outro município... E a diversidade cultural é riquíssima! A geografia daqui ajuda muito, né?! Aqui agente encontra praia, Cordilheira dos Andes, Amazônia...
O Equador é um país mestiço. Com forte influencia (e história) indígena, espanhola, inca... Já viu no que deu!
Aqui tem “capital” de tudo! Pertinho de Quito, se encontra o maior mercado de artesanato do Equador (e-n-o-r-m-e!), na cidade de Otavalo. Tem também a “capital” do couro, o centro têxtil, a cidade do doce de leite, do artesanato de madeira (cada móvel incrível!), cidade das flores... Tem pintura, escultura... Tem tapete, prataria... Juro, é de tirar o fôlego!!
Aqui se encontra de tudo! Do design moderno, contemporâneo, novos artistas “pipocando” por todos os lados, até aquele artesão que você jura que tem mais de 100 anos! E todos tão fofos! Da vontade de encher a casa de objetos equatorianos! Tudo tem sua história!
Vou fazer um roteirinho básico, para aqueles que se deliciaram com tanta diversidade e vão se aventurar, em breve, por estas terras andinas! Valeu!
Dicas (primeira parte):
CARMINE RISTORANTE
Definitivamente o melhor restaurante italiano onde eu já comi fora da Itália (e de São Paulo!). Alias é o meu “point “gastronômico predileto em Quito. Tudo neste lugar é delicioso! O menu é, ao mesmo tempo, tão incrivelmente requintado e simples que dá água na boca só em pensar em escolher algum prato preferido. Não dá!  Lá também se pode ir só para um drink, um tira gosto com os amigos... O ambiente é fantástico! Este restaurante está localizado em uma antiga casa republicana, toda cheia de arvores, onde foi toda reformada, mantendo o clima aconchegante e moderno. Carmine, o chef e dono do restaurante, é um italiano super simpático, (quase doido!) que faz questão de cumprimentar todas as mesas, indicando pratos, acompanhamentos, vinhos... Simplesmente imperdível!

PARQUE METROPOLITANO
Quito tem muitos parques e áreas verdes. E as pessoas aqui freqüentam mesmo. O meu preferido é o Parque Metropolitano. Acredito ser o maior de todos da capital, ele é chamado de “o pulmão de Quito”. Cheio de árvores e obras de artes (sim, obras de artes gigantes!). Por ser um parque grande, dificilmente você vai ficar se esbarrando com crianças, famílias e seus “pic-nics” (alias uma ótima idéia para passar um dia com os amigos, lêem-se petiscos e garrafas de vinho!). Por ser um parque enorme, dá para escolher facilmente uma árvore para você chamar de sua... E aproveitar uma tarde “super natureza”. Outra coisa sensacional no parque são as lhamas! Isso mesmo, lhamas! Elas ficam soltas, assim, como cachorrinhos... E tem as de todo tamanho, desde as pequenas que parecem que acabaram de nascer até seus papais! Preparem a máquina fotográfica!


LA BOCA DEL LOBO
Localizado no bairro boêmio La Mariscal, este bar-restaurante é super exótico, um tanto diferente, até mesmo para Quito, esta cidade com tanta diversidade cultural. Os drinks são deliciosos e super bem apresentados, coloridos, refrescantes, com suas misturas inusitadas. Isto se pode falar também de todo o cardápio. Neste bar-restaurante é tudo diferente. Mais uma vez tudo lindamente apresentado, e aqui você pode encontrar uma quantidade significativa de pratos vegetarianos, o que é super difícil aqui pela capital! Tem mais uma coisa. A decoração é o máximo! Como eles mesmos se apresentam; uma mistura de bizarro e romântico... Cheio de peças originais, pois a casa é considerada patrimônio da cidade. E claro, não podemos deixar de falar da galerinha “modernet” que o freqüenta diariamente. Ótimo lugar para começar a noite que muitas vezes não tem hora para acabar!
Logo mais escrevo mais dicas de Quito... Afinal ainda vou ficar um tempinho por aqui!!

31 de agosto de 2011

Costa Rica

8° y 11°N, 82° y 85°W

Quem diria que um país tão pequeno poderia ser tão ricamente diferente em sua extensão territorial.
Estas diferenças, agente encontra, na vegetação (biodiversidade como um todo), cultura, clima, interesse turístico, desenvolvimento...
Ano passado, passamos uma semana viajando pela Costa Rica, e não conseguimos ver nem metade do que o país tem para oferecer. Tudo bem, agente viu bastante coisa, mas faltou!
O país é praticamente subdividido em cinco partes interessantes (na minha opinião): Costa do Caribe; Costa do Pacífico, norte e sul; capital San José e arredores e parques e reservas biológicas onde encontramos os vulcões, mais para o interior do país (lê-se mais para o Norte).
Duas coisas importantíssimas para desbravar a Costa Rica; um carro 4x4 e um bom guia de viagens (de preferência aqueles ilustrados).
Antes de embarcar nesta aventura, eu literalmente “comi” o guia, ou seja, sabia exatamente o que queria ver e o que não iria dar tempo de conhecer. E isso foi essencial para que tudo tenha dado certo durante a semana.
Claro que algumas coisas foram mudando o roteiro, afinal sair desbravando por aí não deixa nada tão estático assim!! Que alívio...
Chegamos a San José tarde da noite, já com o carro alugado fomos direto para o hotel descansar, já que o dia seguinte seria bem longo.
Não demos muita sorte com o hotel, já que não iríamos ficar mais que um dia na capital, não nos preocupamos em reservar um super hotel... Este era simples, nada de mais... Seu problema mesmo era a localização. Praticamente na boca de uma favela... Chegar de madrugada não foi nada legal.
Roubada clássica de reserva pela internet!
Enfim, dia seguinte, corpo descansado, partimos para uma excursão (digo isto, pois foi o hotel que viu tudo pra agente, deixamos o carro no estacionamento e saímos com um microbus) para um dos maiores rios da Costa Rica, o Rio Pacuare. A prática de rafting é super famosa no país...
http://www.riostropicales.com/

E lá fomos nós! Este rio é um dos cinco melhores rios para esta prática no mundo... Encará-lo frente a frente foi um desafio... Era muitaaaaa água!!!
IMPERDÍVEL!



Dia seguinte seguimos viagem em direção ao interior do país. Próximo destino: cratera do vulcão Poas e vulcão Arenal.
Cada vulcão na Costa Rica tem a sua particularidade. Optamos por estes dois, principalmente por causa da localização de ambos.
Tudo se encaixava junto ao roteiro. O vulcão Poas fica pertinho da capital, de carro leva uma hora e meia.
Este vulcão é ativo, com sua cratera medindo 2km de diâmetro. Uau!! Na realidade são duas crateras (descobrimos que a maioria dos vulcões tem duas crateras. A principal e uma secundária, muitas vezes extinta).


No caso deste vulcão, a segunda, virou um lago com água super verde! Impróprio pra banho, claro! Hehe

Próxima parada: Vulcão Arenal

O vulcão Arenal é um dos dez vulcões mais ativos do mundo. Com erupções quase que diárias... Devo confessar que me rendi com sua beleza e majestade... Agente se sente tão pequenos...
Quando chegávamos próximo ao hotel, que inclusive ficava do lado da boca do vulcão, bem a beira do lago Arenal (nome do vulcão e do lago, sim!) vimos uma explosão, que nos deixou deslumbrados!!
Ver uma explosão é algo indescritível! E foi a única, infelizmente!

Todos os quartos do hotel tinham vista para o vulcão, claro. Com uma grande parede de vidro. Assim não se corre o risco de perder alguma explosão, mesmo que deitado na cama!
Este hotel foi uma surpresa. Uma escolha certa! Todo fofo, bem localizado e super barato!

http://www.hotellindavista.com/

Seguindo a proposta aventureira, dia seguinte fomos desbravar o Parque Nacional Arenal...
Na realidade já tínhamos tudo em mente (mais uma vez valeu a pesquisa). A idéia era subirmos o mais alto possível (de tram) e descermos fazendo canopy (tirolesa). Era o total de oito cabos, com distancias de até 750 metros cada um!
Foi insano!
http://www.skyadventures.travel/Arenal_En/Welcome.html



 

Alias, para aqueles que acham que férias ideais correspondem a: quarto de hotel de luxo, restaurante com “chefs” renomados, salto alto e muito champagne (ta, também gosto!), não venham se enfiar na Costa Rica.
Aqui é tudo mais “roots” e o foco é outro.
É mais aventura, mais natureza... Mais chinelo e capa de chuva (fato: aonde tem vulcão, tem chuva, tem vento e não faz sol! Faz às vezes, mas é raro!).

Bye bye vulcões! Agora vamos para praia!
Com marido surfista, nem preciso dizer que a vontade de chegar às praias do Pacífico já estava ficando eminente!
Seguimos em direção ao porto da cidade de Puntaneras, atravessamos de balsa para a cidade de Paquera.
Seguindo para cidades de Tambor, Montezuma e MalPaís. Estas cidades foram indicação de uma amiga costarriquenha.
A impressão que tive destas cidades foi algo como o Litoral Norte de São Paulo. Algo como Camburí, Maresias...
Lêem-se pousadinhas fofas, restaurantes descolados, baladinhas, vários barzinhos e muita gente jovem! Para os solteiros um prato cheio! Vários surfistas, e paquera rolando solta!

Agente curtiu tanto estas cidades que ficamos por três dias... Delícia ficar de chinelo, na praia...
http://www.amordemar.com/

A Costa Rica é um país super desenvolvido.
O que mais me impressionou foi como eles são conscientizados com o meio ambiente. Eles preservam sua natureza, são super sustentáveis, preocupados com lixo, geração de energia limpa...
Um exemplo para o Brasil.
Fui pesquisar mais sobre esse país.
Descobri que a Costa Rica ocupa o quinto lugar (em nivel mundial) na classificação do índice de Desempenho Mundial (EPI), isso significa que sua política ambiental é muito desenvolvida, assim como seu índice de sustentabilidade, ficando atrás apenas de países como Suíça e Islândia.

Tem mais uma coisa, o presidente desde 2010 é uma mulher!!! Arrasou!
ORGULHO Costa Rica!!! Parabéns!

30 de agosto de 2011

Punta Cana

18°34′0″N 68°21′7″O


Gente, não existe lugar que vale mais a pena em conhecer, quando pensamos no fator custo-benefício que Punta Cana!

Punta Cana encontra-se a leste da ilha da República Dominicana, mais exatamente no meio do mar do Caribe.
Fomos passar uma semaninha lá, ano passado... e juro, foi uma semana de muita fartura!!

Ficamos hospedados no Hotel Barceló Bavaro Palace Deluxe. ÓTIMO!!

http://www.barcelo.com/BarceloHotels/es-ES/Hotels/DominicanRepublic/PuntaCana/BavaroPalaceDeluxe/Home

Basicamente ficamos hospedados no melhor hotel, no melhor quarto com o melhor serviço e o melhor pacote... sem dizer o melhor preço, acreditem, muito barato!!
Nosso quarto era um sonho!!! De frente para o mar!!! E entre nossa cama (imensa!!!) e o mar, encontrava-se nossa jacuzzi particular!! Luxo!!



Tudo lá é ALL INCLUSIVE... e para nós que adoramos bebericar um drink a beira mar, isso faz toda a diferença!




Teve inclusive uma cena engraçada no meio desta fartura toda...

Um dia, (juro que ainda não estavamos bêbados!!) ficamos observando uma moça que trabalhava no hotel, limpar o balcão de um dos restaurantes, com uma garrafa de RUM... aquele mesmo RUM que vimos tantas vezes, esta simpática moça preparar alguns dos nossos incontáveis drinks...
Ficamos com a pulga atrás da orelha tentando entender aquela cena tão inusitada, será que aquilo que tinha dentro daquela garrafa era rum mesmo??!

Enquanto nos aproximávamos da moça, que era só sorrisos, ela, ao invés de colocar o líquido que saída daquela garrafa de vidro, no paninho no qual limpava a superfície, virou a garrafa, garganta abaixo... tomando um gole daqueles!!!! Era rum!!!!!!!!!!!!

Ficamos c-h-o-c-a-d-o-s!!! Caindo na gargalhada!!!
Mesmo assim, tive que perguntar se não estava fazendo alguma confusão... e ela, toda simpática (não sei pq!!??) respondeu: 
"Querida, rum faz bem para a garganta e para espantar moscas também!!!"


Três vivas para Punta Cana: VIVA, VIVA, VIVA!!!



Tem um passeio de barco que é muito recomendado por lá: passeio a Isla Saona.
Assim... realmente esta ilha é maravilhosa... afinal como não ser já que encontra-se no meio do Caribe... o mar é azul, a ilha é praticamente deserta (até a chegada da excursao!), a areia branquinha... mas um passeio para lá, a não ser que você tenha um amigo que tenha um iate de bobeira em Punta Cana, quer dizer pegar uma excursão com no mínimo 30 pessoas... E isto em Punta Cana quer dizer; famílias, crianças, e se der muito azar um guia chato, bem chato!!!! (foi o nosso caso!!).

O porto aonde saem os barcos fica localizado quase que do outro lado de Punta Cana, entao, antes de pegar o barco, agente fica horas dentro de um ônibus, e guanha "de presente" uma parada em uma cidade "histórica" nem um pouco legal!!! E com aquele calor... tudo que agente pensa é... Onde foi parar o mar???!!!

Estas excursões tem almoço incluido, o que normalmente acontece em um acampamento em alguma parte da ilha Saona...e na hora do almoço, a excursão triplica de tamanho... chegam barcos de todos os lados... acredite, com muita gente!!!

Nem preciso continuar contanto sobre os detalhes desta excursão que apenas promete te levar para um lugar que se não for um paraíso, chega bem perto!!




Roubada!!!! Fique na boa vida do hotel... lá voce encontra mar azul, areia branquinha...

Agora uma dica... vá conhecer Punta Cana o quanto antes!!!

A GOL e a TAM tem vôos direto para lá... E os hotéis, cada vez mais fazem grandes promoções... O que pode ser bom para o bolso pode não ser tão bom para seu bem estar, suas férias calmas, para relaxar, para namorar...


Outra dica é tentar fugir da época do ano que passa os furacoes (entre agosto e setembro)... Aquela região é rota certa da maioria deles... Mesmo que Punta Cana nao seja o alvo, toda aquela regiao sofre as consequencias, como mar mexido e escuro, muita chuva e vento... Cuidado!!!

29 de agosto de 2011

Santiago do Chile

33° 26′ 16″ S, 70° 39′ 1″ W

Depois que passou toda a loucura do casamento... 
Momento de arrumar as malas para a lua de mel... destino: Polinésia Francesa...

Mas hoje vou contar um pouquinho da cidade de Santiago, que num primeiro momento seria apenas uma cidade para relaxarmos por dois dias antes do longo caminho que nos levaria ao paraíso... Tahiti é longe a beça!!!
Vou falar a verdade... nao estava dando a menor bola para Santiago!!! Todos podiam dizer, agora sei que com razão, que Santiago é linda... mas eu nao estava me importando muito, porque aonde eu queria chegar mesmo estava a milhas de distância, no meio do Pacifico!!
Chegamos em Santiago quase de madrugada... fomos direto para o hotel, e logo após o check inn, saimos endoidecidos pelas ruas próximas a procura de um restaurante aberto, a fome atacava!!! 
Tá ai a primeira surpresa!!! Encontramos vários restaurantes abertos!! Até parecia Sao Paulo... upssss...
Agora não sei dizer exatamente o que comemos, nao me lembro direito... Mas me lembro muito bem das garrafas de vinhos que bebemos... será que foi por isso que não me lembro do prato principal... Os vinhos chilenos sao tu-do!!! E tãooo baratos!!
Seguimos para o dia seguinte. Destino: Parque Metropolitano de Santiago. 
Como tínhamos pouco tempo na cidade, precisávamos de um lugar que pudéssemos ver tudo ao mesmo tempo... nada melhor que subir!!!! 
Segundo ponto mais alto da capital, o parque nos proporciona uma vista espetacular de toda a cidade. Pena que Santiago vive tristemente com os efeitos da poluição... a geografia ajuda bastante também... a cidade fica localizada entre montanhas, o que impede que o ar circule... ai ja viu, né...
A subida já vale o passeio... subimos pegando carona com um trenzinho super charmoso (para nao dizer quase perigoso rsss)...







Depois de algumas fotos lá de cima, seguimos nossa peregrinacao pela capital. Comecamos pela Casa do Pablo Neruda (do lado da estação do trenzinho do parque), chegando até o Mercado Central... para um almoço INCRÍVEL!!


Nem preciso dizer que nós fizemos tudo a pé!!! Nada de ganhar tempo pegando taxi ou onibus... mesmo agente que não tinha tanto tempo assim para desperdiçar, deixamos de caminhar pelas ruas de Santiago. E foi exatamente com isso, que me apaixonei pela cidade... Me fez lembrar tanto algumas cidades da Europa... cheia de ruelas super fofas, parques verdes, um rio todo arborizado, muita escola, universidade, estudantes andando de um lado para o outro e isso sem falar daqueles sentados na grama dos parques... bastou ter uma sombrinha que tinha uma turma de jovens batendo papo, tomando um vinho, lendo um livro... tãoooo europeu!!!


Seguindo pelo leito do rio, chegamos ao centro histórico de Santiago, onde encontram-se vários edificios importantes, e claro, la Plaza de Armas. Pose para foto aqui, outra ali... chegamos ao Mercado Central.


O Mercado é demais!!!! Como todo bom mercado, aquela bagunça... Aliás todo mercado retrata bem o seu povo... e o Mercado de Santiago é imperdivel!!!
Sem contar os restaurantes de frutos do mar... são mesinhas por todos os lados, assim como as ofertas, promoções, promessas dos garçons... tudo para ganhar o freguês!!!
O nosso escolhido foi o El Galeon. Este não fica dentro do mercado, pois na hora de comer optamos por mais tranquilidade e ar condicionado rsssss


http://www.elgaleon.cl/


Seguem as fotos que irão falar por si só!!!!








De volta ao hotel... posso dizer que este dia em Santiago, foi maravilhoso!!! E definitivamente uma cidade que eu recomendo!!!
Depois da nossa semana na Polinésia Francesa, voltamos para mais dois dias em Santiago... estes dois dias que se resumiram em compras, compras, compras!!!
Santiago tem varias lojinhas legais!!! E um shopping ótimo chamado: Parque Arauco!! Onde encontra-se além de várias lojas bacanas, uma infinidade de restaurantes, cafés, cinemas, teatros....
Tem mais uma coisa que nao posso deixar de falar: a loja de decoração CasaIdeas... um show!!! Literalmente de endoidecer!!! Da vontade de comprar tudo!!!! Eu comprei quase tudo... rssss


http://www.casaideas.com/

http://www.parquearauco.cl/


E antes de sair do clima chileno...


"E desde então, sou porque tu és
E desde entao és, 
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás... Seremos..."


(Pablo Neruda)





Apresentando os colaboradores

Ahhh... não posso deixar de apresentar os colaboradores deste blog... 
Que daqui pra frente, estarão fazendo parte de todas minhas histórias...
Vou falar sobre muitas viagens que já passaram, mas se tudo der certo, ainda estarão por vir muitos lugares novos a desbravar, a conhecer, a planejar... 


Definitivamente daqui pra frentre eles estarão comigo, sempre!!


1) Maridón Leonardo (gato!!!!)



2) Frida Kahlo (xodó!) (foto by Patricia Figueira)



3) Pancho Villa (caçula da familia, que já tá bem maior que isso, mas esta foto está tãooo fofa!!)






Como tudo começou...

Era manhã de terça-feira, duas horas a menos do horário de Brasília, quando o telefone tocou...
Minha prima perguntando se eu não queria ajudá-la a escrever uma matéria sobre a cidade de Quito.


Afinal, voce conhece alguém que mora em Quito? Pois é, eu nunca conheci!!


E desde maio, eu que estou morando aqui!!


0° 15′ 0″ S, 78° 35′ 24″ W


Depois de mais de 26 países ou mais de 100 cidades ao redor do mundo... todos me perguntavam porque eu não escrevia sobre as minhas viagens...
Ficava pensando, não será muito "cliche" começar a escrever agora... Nao será igual a tantos blogs que vejo por ai?!
Mais que lugares, entao resolvi arriscar e escrever sobre as coisas que eu já fiz... Das coisas que eu gostei e daquelas que não gostei tanto assim...


Para alguns, este blog vai valer como um guia de viagens (isso é fácil!!)


Para outros para encontrar algumas, muitas curiosidades.


Para os amigos, será uma tentativa de nos manter um pouco mais conectados apesar da constante distância...


E para mim... Será então quase como um diário! Uma forma que encontrei de nunca me esquecer do tanto que ja rodei por este mundo, de tanto que já vivi e vi passar por aí!!!


Quem sabe dá certo!!! :-)


Aproveitem!!!