7 de agosto de 2020

Barra Grande, Piauí

02º55'40" S 41º20'10" O

Como felarei no próximo post, conheci Barra Grande na mesma viagem que fui para Jericoaquara, no Réveillon de 2020.

Confesso que fui para o Piauí com uma expectativa enorme, como fosse conhecer uma outra Caraíva- BA para chamar de minha. 
Enfim, um pouco decepcionante, pois ainda não conheci nenhum lugar do litoral brasileiro tão mágico quanto o sul da Bahia, especificamente Caraiva, meu grande amor!

Voltando à BG, apesar de ser uma vila pequena e tranquila, o fluxo de turistas aumenta bastante no Réveillon, claro, como em todo lugar, mas no caso de BG o grande problema é o fluxo de veículos e a falta de organização para tal.
Todas as ruas são mão e contramão e é permitido estacionar dos dois lados... 

Enfim, da pra sentir o drama, né?!

Apesar de ser uma vila com ruas e vielas de areia, os turistas podem andar de carro por qualquer parte (alguns se aventuram até na praia!!) bem desorganizado e até perigoso... 

Agora vamos às qualidades, por exemplo, a estrada para chegar em BG é muito boa, além da possibilidade de chegada por três aeroportos próximos (Parnaíba, Jericoacoara e Teresina). 
Definitivamente isso também incentiva a busca por aluguel de carros, estrada muito boa por se tratar de Norte/Nordeste brasileiro, o que ainda acho, ser um pouco raro, e aquela que leva à BG acaba se diferenciando...

Porem quem não quer ter essa preocupação, os serviços de transfer da região funcionam super bem. Qualquer pousada tem pelo menos uns três nomes para indicar. Você não precisará de carro para nada, só de suas hawaianas...

Apesar do tumulto de fim de ano, Barra Grande é tranquila e bucólica.
Sem a azaração de Jericoaquara ou a sofisticação de Trancoso, Barra Grande sem dúvida é um destino acertivo e muito agradável.



A praia é extensa e sempre vazia, mesmo quando suas pousadas estão com suas lotações máximas.
Apesar do verão, é um lugar que venta muito, então o clima é outro diferencial, super agradável, assim como a temperatura da água do mar, nem quente nem fria, especial!

Conhecida como um dos principais locais para prática de kite no Brasil, essa pequena vila está em frequente desenvolvimento com novas pousadas e restaurantes.





Nossa pousada foi uma escolha incrível! Pousada Ventura. Linda e novíssima! 

Segue o perfil no instagram @ventura.bg 




Na pousada inclusive está localizado o único restaurante japonês da vila, Restaurante Barbatana (@barbatanabg).
Os sushis e outras especialidades são preparados com peixes da região, com qualidade e bom gosto!

Uma deliciaaaaaaa! Vale muito a pena conferir.

E por falar em restaurante, não deixem de visitar o restaurante/ bar local “Que tu queres”. Ao passar na frente, rola até uma dúvida se vale a pena ou não, parece até meio abandonado (rs!)

Tanto valeu que se tornou nosso restaurante preferido, voltamos diversas vezes. O polvo grelhado é para se comer chorando! Pra quem gosta, fica a super dica!
Quem toma conta é um tiozão também conhecido como Barra Grande que pesca, prepara e serve as deliciosas porções de peixes e frutos do mar na grelha, com acompanhamentos preparados com um tempero caseiro delicioso


Tudo incrivelmente simples e maravilhoso!!!

Mudando de assunto, em relação a festa do Réveillon @piawai não vou me aprofundar, pontos positivos e negativos, cada um pode ter sua experiência, porém eu não voltaria.

Outra dica interessante que acho legal de compartilhar, foi que fizemos uma caminhada até o povoado vizinho conhecido como Barrinha

Outra velha conhecida dos praticantes de kite. 



Barrinha fica no encontro de um rio com o mar, porém infelizmente quando fomos, o rio estava seco por causa da época do ano, então não deu pra “sentir” toda essa beleza. 

Mas o passeio sempre valerá pela caminhada... Sempre lindo andar na beira do mar, entre um mergulho e outro naquele mar delicioso. 

Obs: Como muitos outros destinos do Brasil no Réveillon, BG fica lotado de paulistas (e outras tribos também, então se quer paz e sossego, procure outra época do ano para conhecer-la... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário