23° 8′ 0″ N, 82° 22′ 0″ W
Cuba é simplesmente sensacional! Pronto, falei!
Tenho tanta coisa pra contar que nem sei por onde começar.
Primeiro vou reclamar um pouco da cia aérea, claro...
Nosso vôo atrasou, saindo do Panamá porque uma das comissárias de bordo da Copa estava sem seus documentos, é mole?! E quando chegamos em Habana, todos os tripulantes furaram a fila de imigração, sem ao menos pedir licença, já que o guiche destinado para eles estava fechado. A pergunta é... Esse povo está acima do bem e do mal, por que mesmo?!
Chegando em Habana fomos direto para o hotel Meliá Habana.
Este hotel é enorme. Confortável, 5 estrelas, na frente da praia. Porém longe de todas as atrações da capital, principalmente quando falamos de história, para ser mais direta, longe de Habana velha.
Para ir pra qualquer lugar precisa pegar um taxi, ônibus, etc. Não que seja um problema tão grande já que o transporte em Habana normalmente é barato.
Mas se você prefere fazer tudo a pé, pode procurar outro hotel, de preferência no coração da cidade velha, ou talvez no bairro chamado Vedado, outra boa opção!
Visitar Cuba,é uma experiência única na vida. Tudo é diferente! Começando pelo seu povo.
Agora uma dica. Procure ler bastante sobre o país, não apenas guias turísticos, antes de chegar à capital.
Um livro muito bacana é DE CUBA, com carinho, da jornalista-blogueira Yoani Sanchez. Onde ela relata de uma forma bem interessante a verdadeira realidade do povo cubano. Também tem seu blog:
É até meio triste, viu!?
Ser turista em Cuba é diferente de ser um turista em qualquer parte do mundo.
A realidade do povo é tão diferente da nossa, que nem mesmo a moeda que usamos é a mesma que a população usa.
Chega a ser desconfortante em algumas situações.
Apesar de todos os problemas, o povo cubano é incrível, sempre alegre e disposto ajudar, as vezes por vontade, as vezes por um troquinho a mais... faz parte! Até os taxistas são legais! rs
E claro, eles adoram os brasileiros!
Habana tem uma infinidade de coisas pra fazer. Desde de caminhar de bar em bar pela cidade velha, até conhecer uma fabrica de charutos.
Os bares são incríveis, os restaurantes deliciosos. Bares que tem que ir, mesmo sendo pontos mais que turísticos (afinal, nós somos ou não somos turistas?!): La Bodeguita Del Medio, La Floridita. El Patio, Restaurante dos Hermanos, San Cristoban Paladar, La guarida (estes dois últimos restaurantes chamados paladares, aonde se come comida típica cubana dentro da casa dos moradores! Demais!)
Existem muitos outros lugares super fofos, charmosos e com preço accessível para se conhecer!
Se jogue em Habana velha, explore cada quarteirão e descubra lugares indescritíveis.
É demais!!!!! Conhecer Havana é voltar ao passado, uma viagem de experiências!
E não se preocupe com assaltos ou violência, apesar da população viver em quase que total pobreza e proibições, quase não se escuta falar de roubos e afins.
Outra coisa que não pode deixar de fazer na cidade é ir assistir a um espetáculo do Buena Vista Social Club.
Assim que chegar ao hotel, peça para o Concierge fazer sua reserva, normalmente o espetáculo está sempre lotado, o bar onde se realiza é pequeno e a procura é grande!
Tem mais uma coisa, tem que ir conhecer uma fabrica de charutos.
Pra agente foi um pouco difícil chegar até elas, nada em Habana é muito fácil de conhecer se você não estiver bem assessorado por um guia ou qualquer coisa assim.
A mais famosa de todas, a Fabrica Partagás, que se localizava atrás do Capitólio, fechou as portas faz dois meses, mais ou menos, e se transferiu
para o centro de Habana. Isso agente descobriu depois de um trabalho árduo.
Por mais que seja um passeio muito bacana, poucas pessoas sabem dar informações corretas, como endereços, horários, compra dos tkts, nem mesmo no hotel, nem mesmo com os taxistas.
Boa sorte e não desista! Vale muito à pena apesar do trabalho!
Infelizmente nao pode tirar fotos, uma pena!
Cayo Coco
Apesar da maioria das agencias de turismo indicar pacotes para Cuba com Habana e Varadero, fuja dessa idéia. A não ser que você queira fazer uma viagem com bastante brasileiros e famílias numerosas.
Não transforme sua viagem para um paraíso no Caribe em um pesadelo mais para férias frustradas de verão.
Atualmente Varadero recebe um numero impressionante de turistas o ano todo, e Cuba tem muitos outros lugares incríveis para se conhecer sem tamanha lotação!
Optamos por Cayo Coco, apesar que a primeira opção era Cayo Largo, mas já não havia disponibilidade.
Estes dois lugares são muito parecidos. Como são mais afastados de Habana, é necessário pegar um vôo interno para chegar até eles.
Assim como Varadero, que também deve ser tão lindo quanto, Los Cayos, como são chamados são paraísos caribenhos, com muito sol, areia branca, água cristalina e resorts ALL INCLUSIVE.
É pra relaxar mesmo!
Outra dica procure ficar sempre hospedado no melhor resort da região, independente da escolha da praia.
Os valores das diárias são quase os mesmos, e a diferença das pessoas que frequentam é gritante.
Alguns resorts você encontrará muitas famílias com muitas crianças, em outro, pessoas mais velhas ou jovens casais, sei lá.
Vale pesquisar antes de escolher! Já a infraestrutura dos hotéis, é quase a mesma.
São todos ótimos! Nada muito requintado, mas perfeito para uns dias de descanso total. E lembre-se você esta em Cuba!
Outro ponto interessante sobre a ilha.
Por causa dos problemas com embargos de importação de produtos, os habitantes da ilha dificilmente tem acesso a produtos até mesmo de primeira necessidade, como produtos de higiene pessoal ou escritório.
Então turista, não deixe de levar na sua bagagem produtos como: absorventes, sabonetes, canetas, giletes, desodorantes, para dar de presente para os “amigos” que você fizer pelo caminho.
No meu caso, não fiquei carregando pra cima e pra baixo todos esses produtos, apenas deixei um saco com uma variedade deles para a camareira do hotel.
Tenho certeza que ela adorou!
E como diria nosso amigo Che; HASTA LA VICTORIA SIEMPRE!
Olá,
ResponderExcluirGostei muito das suas dicas. Gostaria de saber, especificamente sobre Cayo Coco, qual seria o melhor resort, visto que nem sempre os resorts 5* de Cuba são lá essas maravilhas. Sobre o sistema all inclusive, a comida é boa?? Quero uma recomendação para não entrar em uma furada. Achei o melhor Melia Cayo Coco. Você saberia me dizer?
meu email para contato: loloh91@hotmail.com
Muito obrigada!!!!
Lorena Morais
Queria muito conhecer cayo coco mas nao consigo achar voos ... Pode me indicar ? Cesarvtl@hotmail.com
ResponderExcluirOlá, estou tentando marcar yma viagem com havana e cayo coco como destino, porem nao consigo achar voos. Alguma dica?
ResponderExcluir